Técnica aplicada ao violão

Como começar a dedilhar no violão

Preparação da mão que faz o dedilhado

Você está começando a aprender violão, deve ter ficado apaixonado ao ver lindos solos, batidas rítmicas, e alguns músicos arpejando, ou dedilhando como é chamado vulgarmente na música popular. Se tiver paciência, e vontade de aprender essa forma de tocar, saiba que para isso, é necessário entender alguns parâmetros técnicos e teóricos, que vão auxilia-lo, não só para uma música momentânea, mas para toda sua vida musical. De atenção a esses parâmetros, e você irá longe à sua trajetória de estudos no violão. Vamos lá!

  1. É preciso aprender primeiramente o posicionamento das mãos:
  1. A mão direita para os destros, ou esquerdos para os canhotos deve estar totalmente relaxada, sem que sinta nenhum esforço para tocar as notas do dedilhado.
  • “O violão deve estar um pouco inclinado”, com o braço apontado  para cima, na posição de violão clássico, ou se preferir, a posição de um músico que toca em um barzinho, aquela com as pernas cruzadas. O antebraço deve estar em cima do corpo do violão, próximo à reta da boca do instrumento. A mão deve fazer um pequeno ângulo em circulo, sobre o tampo do violão, isso ajuda relaxar postura da mão.
  • “A postura da mão, que dedilha, deve ser parecida com um sinal de positivo”,  como uma saudação. O polegar deve ficar estendido, bem a frente dos outros dedos (indicador,médio e anelar).  O violão deve está um pouco inclinado, com o braço para cima, na posição de violão clássico, ou se preferir, a posição de um músico que toca em um barzinho, aquela com as pernas cruzadas.
  • Obs. Não se esqueça de manter o polegar bem à frente, comandando a mão que dedilha.
  • “As unhas podem ajudar a melhorar o som do dedilhado”, a maioria dos violonistas tem unhas compridas, e o tamanho varia de músico para músico. Não se preocupe se você não tem unhas compridas, mas saiba que as unhas, deixam o som do violão muito bonito.
  1. A mão esquerda para os destros, e direita para os canhotos:
  1. Como estamos falando de dedilhados, a mão que faz os acordes, também deve estar relaxada para segurar as notas. A mão não deve encostar-se ao braço do violão, o pulso deve estar levemente inclinado, de forma que seus dedos fiquem ligeiramente em pé, o cotovelo deve cair, e agir como se fosse um ponto gravitacional, e em hipótese alguma, deve-se levantar o cotovelo, pois isso irá tencionar o mecanismo de articulação do seu braço, e no futuro poderá causar um grande desconforto, dores ao longo da vida.  
  • Linguagem da mão que faz o dedilhado

Para aprender a dedilhar de maneira correta, vou lhe ensinar a minha linguagem própria da mão que executa o dedilhado. “Estou dizendo mão que toca o dedilhado, pois sei que temos destros, e canhotos que acompanham minhas aulas”.  

Linguagem rítmica Facíl e muito usada nas músicas.
  1. Quando tocamos o “(p) polegar” dizemos que ele tem um som que imita um bumbo de bateria, e o chamaremos de (TUM).
  • Para os dedos, “(i) indicador, (m) médio e (a) anelar”, quando tocado juntos sem o polegar, daremos o nome de (Tá), como uma caixa de bateria.
  • Quando tocamos com os dedos (i, m, a) + (p), de uma só vez, chamaremos isso de “(Plá)“.
  • Para abafar um rítmo, fechamos a mão em forma de “positivo”, como em uma saudação, e usaremos a letra ( X ), e o som da palavra Tíz, parecido com um som de um chimbal de bateria aberto.  
Continuação da aula mão direita- Rítmo

Exemplo: Veja o vídeo, e aprenda passo à passo a linguagem da mão

Lingragem do Tum e do tá

P = Tum

I,m,a juntos = Tá

Tá   a =Um de maior valor

I,m,a juntos + p = Plá

X Mão fechada = Tíz

Obs. Comessa linguagem, você pode dominar vários estilos musicais, é uma combinaçãoextraordinária para executar ritmos, desde pop rock ao samba, bossa nova ejazz.

Exercício

Obs.Você pode começar a aprender dedilhados bem simples, e ir passo a passo, almentando as dificuldades. Não tente fazer tudo de uma só vez, treine pelo menos dedois a três dedilhados por dia se você conseguir.

Tempo estimado, 3 minutos cada dedilhado

Primeiramente você pode começar com as cordas soltas, da primeiracorda, até a sexta corda, não se esqueça que a corda um, é a mais aguda,debaixo para cima no violão. Faça uma contagem par, como: (1,2,3,4 ou 1,2) ou outrode sua preferência, mas sempre par, logo faremos os ímpares e os mistos.

  1. Técnicapara coordenação dos dedos para solar uma música. Toque em uma corda os dedos indicador e médio, contando de quatro em quatro, depois suvba, corda por corda. Treine bastante uma só formula, e dpois troque de forma, e faça pelo menos três minutos cada exercício. 
  2. i, m 
  3. m,i
  4. i,a
  5. a,i
  6. a,m
  • Técnica de dedilhado simples, P, i, m, a variados.
  1. p, i, m, a
  2. p, a, m, i
  3. p, i,m,a,m,i
  4. p,i,m,i,a,i,m,i
  •  Combinação dos dedos tocados juntos.

É preciso lembrar do Tum ( p ), do ( i,m,a juntos) e do plá, e do  ( X ) Tíz, para abafar.

  1. P (Tum )              Tá ( i,m,a) juntos
  • Tá          Tum
  • Plá          Tum
  • Plá         Tum         Tá         Tum 
  •  Plá       Tá          Tum           Tá a
  • Tum           X          Tum           X